MOCOCA firma parceria com Associação Criança Feliz de Caxias do Sul/RS

Movimento Comunitário Cachoeirense

MOCOCA firma parceria com Associação Criança Feliz de Caxias do Sul/RS

Na manhã de ontem, quinta-feira (25) um grupo de colaboradores esteve presente na Associação Criança Feliz de Caxias do Sul para assinatura de Termo de Voluntariado com o intuito de uma parceria para colaboração na execução das aulas teóricas dentro do Programa  Adolescente Aprendiz do Banco do Brasil. Aproveitando a visita a instituição também estiveram presentes 10 (dez) adolescentes acompanhados de seus responsáveis legais para assinatura dos contratos de aprendizagem iniciados neste mês de fevereiro naquela cidade.

Conheça mais sobre a Lei da Aprendizagem:

A Lei da Aprendizagem foi instituída através de Lei Federal nº 10.097/00. Esse programa é reconhecido como a primeira oportunidade dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho. Por isso, seu objetivo é fazer com que as empresas adotem programas próprios capazes de capacitar jovens aprendizes.

A iniciativa teve início na necessidade de incluir os jovens no mercado de trabalho, dando a oportunidade do primeiro emprego, já que a Constituição de 1988 proíbe o trabalho a menores de 16 anos, exceto pela Lei da Aprendizagem. As regras são reguladas pela CLT — Consolidação das Leis do Trabalho — e ajustadas de acordo com a realidade dos aprendizes.

Esse projeto busca gerar benefícios tanto para os jovens quanto para as empresas que o implantam, já que gera mão de obra qualificada e preparação para o desempenho das atividades. Isso só é possível por meio de uma formação técnico-profissional de complexidade progressiva, com aplicação prática dos conhecimentos obtidos.

O programa acontece a partir de um curso preparatório de aprendizagem, com duração máxima de dois anos, e não exige experiência anterior. Essa capacitação é composta pela combinação de aulas teóricas, realizadas nas instituições capacitadas, e práticas, que são realizadas diretamente na empresa.

 

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário