Feira de Aprendizagem voltada a estudantes e empresas trará audiência, palestras e stands de entidades formadoras.

Movimento Comunitário Cachoeirense

Feira de Aprendizagem voltada a estudantes e empresas trará audiência, palestras e stands de entidades formadoras.

O Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI) realizam, em 13 e 14 de novembro, a terceira edição da Feira de Aprendizagem Profissional, voltada a estudantes e administradores de empresas. O evento acontece no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apoiadora do evento, e reunirá 37 entidades formadoras de todo o Estado, que apresentarão os cursos que oferecem e farão pré-cadastro de interessados. Participam entidades formadoras do sistema S, escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos, além de órgãos públicos.

O objetivo é divulgar, entre jovens de 14 a 24 anos e entre administradores de empresas, detalhes sobre a aprendizagem profissional e seus benefícios. O evento principal, que ocorre no primeiro dia, é audiência coletiva voltada a cerca de 500 empresas de todos os setores econômicos, as maiores dos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre que ainda não cumprem a cota reservada por Lei a aprendizes. 

A audiência é convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, que integram o FOGAP, com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4). No Estado, estima-se que haja um déficit de mais de 27 mil vagas não preenchidas de acordo com a legislação.

Palestras, divulgação de material explicativo das atividades exercidas e cursos oferecidos pelo sistema S e pelas entidades formadoras, serviços como emissão de carteira de trabalho e apresentações culturais fazem parte da programação, que acontece no palco principal, em paralelo à visita do público aos stands das entidades participantes. A última edição da Feira, em 2017, no estacionamento do shopping Bourbon Wallig, recebeu cerca de 3 mil pessoas, que participaram de dois dias de atividades. A primeira foi realizada em 2015, e foi uma das três feiras pioneiras sobre o tema no Brasil, junto com Bahia (Salvador) e Minas Gerais (Belo Horizonte).

O MPT reverte valores para a instalação dos stands, impressão de material informativo e licenças de exposição. Esta edição da Feira faz parte da celebração dos 10 anos do FOGAP e dos 25 anos do FEPETI.

Cota

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% dos trabalhadores, cujas funções demandem formação profissional. Esses jovens devem ser inscritos pela empresa em cursos de aprendizagem, oferecidos pelas entidades formadoras. No entanto, toda organização pode ter aprendizes.

O contrato tem a duração máxima de dois anos, podendo incluir jovens entre 14 e 24 anos, que precisam ter concluído ou cursar o Ensino Fundamental ou Médio. Dessa forma, fica garantida a uma parcela significativa dos jovens brasileiros a permanência na escola e a necessária qualificação profissional para acessar postos de trabalho que demandam profissionais mais habilitados, combinando formação teórica e prática. Ao adotar a lei, os empresários também promovem a inclusão social, oferecendo aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, com remuneração e recolhimento de contribuições previdenciárias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de difundir os valores e cultura de sua empresa na medida em que estão estimulando a formação dos futuros profissionais do país e de suas empresas.

Serviço

III Feira da Aprendizagem Profissional (“Perspectivas e desafios na Aprendizagem Profissional e no combate ao trabalho infantil”)

Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, prédio 40)

13 de novembro, das 9h às 20h

14 de novembro, das 9h às 16h

Entrada franca

Fonte: https://www.forumgauchoap.com.br/category/fogap-news/

Nenhum comentário

Adicione seu comentário